Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre cria Comitê de Governança de Dados para orientar uso estratégico de informações públicas

Acre cria Comitê de Governança de Dados para orientar uso estratégico de informações públicas

Foto: Arquivo/Secom

Para estabelecer estratégias e orientações para aplicação da política de governança de dados no Poder Executivo estadual, o governo do Acre publicou decreto que institui o Comitê de Governança de Dados. A publicação está na edição desta terça-feira, 8, do Diário Oficial do Estado (DOE),

O comitê terá como principais funções discutir, estudar e deliberar sobre padrões de governança, inteligência de dados e fomentar a cultura de tomada de decisões baseadas em dados. Entre os temas a serem tratados, estão a gestão da informação, o estímulo ao compartilhamento de dados entre os órgãos públicos e a promoção de boas práticas em ciência de dados e segurança da informação.

Além disso, o comitê será composto pelos dirigentes das principais secretarias do Estado, incluindo a Secretaria de Estado de Administração (Sead), a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), entre outras. A Sead terá a presidência do Comitê e será responsável por seu apoio administrativo.

As reuniões do Comitê ocorrerão regularmente, com a possibilidade de encontros extraordinários conforme necessário. A medida visa melhorar a eficiência na gestão de dados, contribuindo para um governo mais transparente e capaz de tomar decisões mais informadas.

Sair da versão mobile