A cerimonialista do Acre Lina Grasiela, que atua no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), tomou posse, neste sábado, 26, como membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), uma das instituições mais respeitadas do setor no país. A cerimônia oficial marcou um novo capítulo na trajetória da profissional, que atua há mais de 27 anos na área de cerimonial público, especialmente no Poder Judiciário.
Nomeada no dia 15 de fevereiro, Lina teve indicação aprovada após ser reconhecida por sua trajetória marcada pela dedicação, excelência técnica e contribuição na formação de novos profissionais. Ao longo de sua carreira, ela já realizou estágio no Palácio do Itamaraty — referência em protocolo diplomático — e é membro do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP) há 26 anos.
Durante o discurso de posse, Lina emocionou ao agradecer a confiança e o apoio de colegas, familiares e mestres que a inspiraram ao longo da jornada. “Tomar posse como membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo é uma conquista valorizada por toda a classe de cerimonialistas do Brasil. Eu vi esta academia nascer. Assisti à ascensão de meus professores e, hoje, estou aqui, compartilhando esse espaço com aqueles que me ensinaram e me inspiraram”, declarou.
A nova acadêmica também fez um agradecimento especial ao titular da cadeira 37, Amaury Santos, responsável por sua indicação. “Obrigada a cada um dos senhores que nos indicou para a vaga neste colegiado. A coragem, a força e a sabedoria se manifestam naqueles que assumem grandes desafios. Hoje inicia-se uma nova fase.”
Formada em Direito e História, com pós-graduações em Gestão de Eventos e Cerimonial e em Gestão de Equipes, Lina tem se destacado pela busca constante por aperfeiçoamento. Para ela, a nomeação representa mais que um marco pessoal — é também um reconhecimento da importância do cerimonial no sucesso de eventos públicos e privados.
“Mais do que uma especialista em eventos protocolares, acredito que minha missão seja transformar momentos marcantes em experiências emocionantes e significativas”, finalizou.