A Páscoa está chegando, e com ela o aumento da procura por ovos de chocolate. Porém, já faz algum tempo que os ovos de Páscoa caseiros, feitos com ingredientes regionais, têm ganhado espaço no gosto dos acreanos. Por isso, o portal A GAZETA conversou com duas confeiteiras que apostam na utilização do cupuaçu e da castanha-do-Brasil para enriquecer suas receitas — e também a Páscoa dos acreanos.
“Na minha primeira Páscoa, que foi em 2023, eu lancei o ‘Acreano do pé rachado’, que é um produto bem do Acre mesmo. O termo ‘acreano do pé rachado’ é um termo popular, usado pelas pessoas do estado. Então, colocamos o cupuaçu, a nossa castanha, porque o Acre é um dos maiores produtores de castanha — por isso o nome mudou para castanha-do-Brasil — e foi um sucesso de vendas”, conta Cris, da Coelha Doces Finos.
A proposta da confeiteira é juntar ingredientes regionais como o cupuaçu e a castanha-do-Brasil, elementos muito presentes na culinária local. Além disso, Cris destaca a variedade que sua empresa oferece para agradar a todos os gostos. Existe, por exemplo, uma versão em trufa do ovo “Acreano do pé rachado” e também copos de chocolate com ganache de açaí. A promessa é que, na próxima Páscoa, o cardápio trará novidades.
“Nós também temos o ovo ‘Rafa’, que é uma releitura do bombom Raffaello. Nele, vão amêndoas laminadas e torradas, coco, brigadeiro de amêndoas e chocolate branco”, conta Cris.
A expectativa é que as vendas superem as do ano passado e as de 2023, quando a Coelha Doces Finos começou a atuar. Você encontra a doceria no Instagram como @coelhadocesfinos.
Confira:
A GAZETA também conversou com a confeiteira Bárbara Holanda, que começou a vender doces em 2019. Ela confirma que o sabor queridinho dos acreanos é o cupuaçu.
“O processo de preparo é feito de forma artesanal, não é adicionado nenhum tipo de conservante. A geleia é feita de cupuaçu. No ovo de colher, além da geleia de cupuaçu, vai creme branco de leite Ninho, que é feito com leite condensado, leite Ninho e creme de leite. E a banda do ovo, que vai recheada, é de chocolate meio amargo”, explica a empreendedora.
A inspiração veio das trufas que Bárbara vendia com a mãe. Ela conta que, sempre que as duas chegavam a algum lugar, os clientes pediam pelas trufas de chocolate com cupuaçu — inclusive alguns faziam grandes encomendas. Ao longo dos anos, os ovos foram sendo modificados e melhorados, com mudanças na estética, na embalagem e na apresentação.
“Quando chegou o momento de elaborar o primeiro cardápio de Páscoa, lá em 2019, eu já sabia que esse era um sabor que não podia faltar. Sempre foi sucesso, sempre foi campeão de vendas — e é até hoje”, finaliza Bárbara.
Você pode encontrar a Doceria 3 Meninas no Instagram: @doceriatresmeninas
Confira: