Duas residências na Rua Belo Jardim, no Bairro Geraldo Fleming, em Rio Branco, estão ameaçadas pelo desbarrancamento das margens de um igarapé. A erosão se agravou ainda mais após um cano da rede de abastecimento de água romper.
O problema chamou a atenção do vereador André Kamai (PT), que esteve no local na tarde desta segunda-feira, 14, e constatou a situação “crítica”.
Ele acionou, por telefone, a Defesa Civil Municipal, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), cobrando ações emergenciais.
“O momento é crítico, e nosso compromisso é com a segurança das pessoas. Seguimos cobrando providências para evitar tragédias”, disse o parlamentar.

Procurada, a Defesa Civil informou, por meio de seu coordenador, tenente-coronel Cláudio Falcão, que já fez relatório sobre a situação e encaminhou o documento para a Assistência Social solicitando a retirada das famílias.
Além disso, Falcão acionou o Saerb para fazer os reparos na tubulação de água e a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) para a drenagem da área.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) também foi comunicada e enviará engenheiros para avaliar a possibilidade de uma obra estruturante no local.
Falcão alertou que o terreno é particular e as construções estão irregulares. A área será isolada a qualquer momento.