A Páscoa é uma importante celebração para os católicos e cristãos. Nela, é relembrada a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Após uma semana cumprindo a programação especial da Semana Santa, o ápice será neste domingo, 20. De forma tradicional, o dia começará bem cedo: antes mesmo do sol nascer, às 3h30 da manhã, a concentração dos fiéis ocorrerá na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, que seguirão em procissão para a Concha Acústica.
“No domingo, que é o domingo da Páscoa, nós celebramos o grande dia da ressurreição do Senhor. Começa logo de madrugada, com a celebração do Alvorecer da Ressurreição. Uma missa às 5h da manhã, na Concha acústica, e, depois, as celebrações na Catedral. Este domingo é o domingo por excelência. O domingo que o Senhor ressuscitou. Então, as celebrações são festivas porque é a Páscoa, é a passagem de Jesus, celebração da passagem de Jesus da morte para a vida”, destaca o padre Manoel Monte.
A Páscoa é o coração da fé cristã, momento que simboliza a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Para os cristãos católicos, vai além de um grande feriado, é momento de reflexão, instrução e recordação. Mesmo com suas ressignificações é a celebração da ressurreição de Jesus, a sua passagem da morte à vida e a condução para a vida eterna.
Confira a programação:
20 de abril – Domingo de Páscoa
- 3h30 – Concentração na Catedral
- 4h: Saída em procissão da Catedral até a Concha Acústica
- 5h: Celebração do Alvorecer (Concha Acústica)
- 6h: Santa Missa (Catedral)
- 8h: Santa Missa (Catedral)