O marco inicial da Semana Santa será neste domingo, 13. O domingo de Ramos é a celebração que relembra a chegada de Jesus Cristo à cidade de Jerusalém, dando início ao cumprimento da profecia. A Diocese de Rio Branco preparou uma programação com bençãos e missas, em diversos horários ao longo do dia.
Esse momento é lembrado na liturgia em duas partes: a comemoração da entrada do Senhor na cidade que se dá pela benção dos ramos e a celebração da Santa Missa.
“Narram os evangelhos que Jesus ao entrar na cidade, veio montado em um jumentinho e que houve grande agito na cidade As pessoas colocaram ramos e roupas por onde ele passava e gritavam: ‘Hosana, o filho de Davi, este é o rei de Israel’. Então, é a memória dessa entrada triunfal. Por isso, é a celebração que abençoa os ramos, além da procissão para entrar na igreja, fazendo memória”, conta o Padre Manoel Monte, reitor da Catedral.
Para os católicos é um momento de grande importância, pois é momento de acolher e exaltar a soberania de Jesus Cristo. Além de recordar a dinâmica da Paixão, o mesmo povo que o recebeu com honras, pediu por sua morte.
Confira programação completa do Domingo de Ramo:
- 6h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
- 8h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
- 17h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
- 19h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa.