A capital Rio Branco foi palco do maior evento de criatividade do mundo. Este ano, 67 cidades brasileiras se uniram para celebrar moda, arte, cultura, música, artesanato, tecnologia, entre outros, durante os dias 21, 22 e 23 de abril.
O Horto Florestal, um dos anfitriões, foi responsável pela abertura das ações com atividades para crianças, jovens e idosos com contação de histórias, trilha ecológica, yoga, oficinas de instrumentos musicais, música, reciclagem de papel e origami, feira criativa e shows.
O Senai Hub recebeu workshops com inspiradores para estudantes e futuros empreendedores da Economia Criativa, comunicação e tecnologia.
O Game e a Cultura Nerd tomaram conta do Via Verde Shopping com apresentações e rodas de conversa com desenvolvedores de jogos acreanos.
O Lago de Amor também recebeu feira de Economia Criativa e show indígena.
E por fim, a Escola Clícia Gadelha fez o Acre enxergar a cultura hip hop. Artistas locais realizaram oficinas de stencil, grafitti, batalhas de rimas e tiveram a oportunidade de contar a história do movimento cultural no estado do Acre.
O Instituto Valendo, responsável pelo Dia Mundial da Criatividade nas cidades de Rio Branco, Porto Velho e Manaus, realizou aproximadamente 500 atividades nos três municípios.
Um podcast, ao vivo, ancorado por Manaus mostrou os diversos criativos nas três cidades da Amazônia Ocidental durante o evento. As empresárias Rayssa Alves e Juliana Pejon, da MADE IN ACRE, apresentaram a marca durante uma conversa com o estilista Amazônico premiado, Sioduhi Piratapuya.
Sioduhi é considerado um dos nomes mais importantes da moda no Norte do país, responsável por posicionar o estilo indígena no Brasil. Ele foi reconhecido como Personalidade da Moda pela segunda edição do prêmio Fashion Future, promovido pelo Instituto C&A. Além disso, Sioduhi também ganhou o prêmio ECOAR pela técnica que usa em suas criações.
Vale a pena conferir pelo canal do Instituto Valendo:
www.youtube.com/@economiavalendo
O embaixador do Instituto Valendo Beto Contartesi, diz que a adesão do público das três cidades superou a expectativas
“O Acre pulsa Criatividade e Inovação, é perceptível. Precisamos desenvolver essa matriz econômica e levar ela a educação básica, média e em ações contínuas e que acostume a capital e suas cidades potentes a fortalecer, fomentar, capacitar e criar oportunidades de mercado para Economia Criativa. O acreano tem uma aptidão a economia criativa facilmente notável, devemos reconhecer e fortalecer o profissional do presente e criarmos ambiente para professionais do futuro. Não tenho dúvidas que com os ajustes certos Rio Branco e todo estado serão referência nacional e internacional desta nova economia.”, diz Contartesi.
O World Creativity Day é uma iniciativa reconhecida pela ONU por meio da Resolução 71/284, que institui o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento é realizado simultaneamente em diversos países e coloca a criatividade no centro do debate sobre educação, empreendedorismo, cultura e tecnologia.