As águas de Assis Brasil já começaram a chegar em Rio Branco. Na capital, o nível do Rio Acre apresentou uma elevação expressiva nos dois últimos dias, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Entre a manhã da terça-feira, 15, e a manhã desta quinta-feira, 17, o rio subiu de 7,14 metros para 9,57 metros — um aumento de 2,43 metros em apenas 48 horas.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a elevação se deve ao acúmulo de águas na bacia do rio, mesmo sem registro de chuvas significativas nas últimas 48 horas. Em mensagem enviada na manhã desta quinta, Falcão afirmou: “Ainda aumentará mais!”.
Na quarta-feira, 16, o boletim apontou 0,00 mm de chuva nas 24 horas anteriores, o mesmo valor registrado no boletim desta terça. Ainda assim, o nível do rio saltou de 8,61m para 9,57m em apenas um dia, evidenciando a força do volume de água acumulado na bacia hidrográfica.
Atualmente, o Rio Acre ainda está abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.