O Grupo do Palhaço Tenorino, mais conhecido como Teatro GPT, é um dos grupos teatrais mais consolidados do cenário cultural acreano, com mais de três décadas de atuação. Sempre em constante produção, o GPT acaba de encerrar uma circulação por escolas da capital e já se prepara para o próximo projeto: “Boca de Forno – No tempo dos avós de nossos avós”.
O espetáculo será apresentado em três municípios do Acre: Porto Acre, Plácido de Castro e Rio Branco, por meio do Edital de Arte e Patrimônio do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – FUNCULTURA. As apresentações acontecerão no mês de abril de 2025, conforme a programação abaixo:
10 de abril – Rio Branco-AC
Local: Biblioteca Pública Estadual – Espaço Criança
Horário: 15h
11 de abril – Rio Branco-AC
Local: Biblioteca Pública Estadual – Espaço Criança
Horário: 15h
24 de abril – Porto Acre-AC (Vila do Incra)
Local: Escola Novo Horizonte
Horário: 15h
25 de abril – Plácido de Castro-AC
Local: Escola Franklin Roosevelt
Horário: 9h
Sobre o espetáculo
A peça “Boca de Forno – No tempo dos avós de nossos avós” é uma produção inovadora do GPT, voltada para todas as idades. A montagem reuniu quatro famílias compostas por artistas experientes e novos talentos, que compartilham o desejo de continuar fazendo teatro. A peça valoriza a cultura popular acreana, trazendo um tributo ao mestre Gregório Filho, reconhecido por sua contribuição à tradição oral e a literatura.
A história traz uma adaptação do conto “O Menino e o Gigante”, em que um menino distraído, uma mãe amorosa e um gigante ameaçador se encontram em uma aventura repleta de emoção. “Trazer o personagem Gregório Filho para a cena foi a maneira que encontramos de homenagear esse acreano incrível. Ao mesmo tempo, é uma forma de manter viva sua presença e seu legado como nosso mestre na arte de contar histórias. Gregório Filho foi e sempre será uma figura essencial para o Brasil quando se fala em incentivo à leitura e valorização da oralidade”, comenta Marilia Bomfim, diretora do espetáculo.
Com um elenco diversificado formado por adultos e crianças, o espetáculo desperta memórias afetivas e envolve o público por meio de cantigas de roda, brincadeiras tradicionais, livros e leitura.
Para o diretor do grupo, Dinho Gonçalves, essa circulação é motivo de grande entusiasmo:
“Estamos felizes por levar nosso trabalho para algumas cidades do nosso estado. Com o recurso do FUNCULTURA, o GPT mantém sua linha de trabalho: montar um espetáculo, estrear em Rio Branco e, depois, circular pelos municípios, levando nossa arte para espectadores que, muitas vezes, não teriam acesso se a gente não fosse lá. É muito satisfatório para nós. O elenco está feliz e eu mais ainda. É bom para o GPT se manter vivo e atuante. É bom para todo mundo ter acesso a arte”.
As apresentações são gratuitas, indicadas para todas as idades e contarão com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade.
Ficha técnica da peça “Boca de Forno – No tempo dos avós de nossos avós”
Direção e dramaturgia: Marilia Bomfim – Texto é inspirado na obra de Gregório Filho “O Menino e o Gigante”.
Produção, direção musical e de atores: Dinho Gonçalves
Elenco: Emilly Matos, James Guerreiro, Jayme Guerreiro, Linda Zanatta, Mariana Bonfim, Mel Zanatta, Rafaela Zanatta, Samile Guerreiro.
Músicos: Dinho Gonçalves, José Bonfim e Marilia Bomfim
Figurino, cenário e adereços: o grupo
Adereços do gigante: Darci Seles
Assistente de produção: Silvia Rejane
Assistentes de palco: Marcelli Ferreira e Susie Matos
Intérpretes de Libras: Rudson Cavalcante e Sâmyla Cristina
Fotos: Assis Freire
Indicação: Livre
Realização: Grupo do Palhaço Tenorino – GPT