Apaixonados por dança e fazedores de arte terão a oportunidade de prestigiar o VIII Fórum da Dança, promovido pela Associação de Dança do Acre (Asdac). O evento irá ocorrer nos dias 30 de abril, às 19h, e 1º de maio, a partir das 8h, na Usina de Arte João Donato. O fórum é um evento anual que ocorre em alusão ao mês e ao Dia Internacional da Dança, abril.
Veridiana Miranda, presidente da Associação, conta que eles tomaram por missão realizar o evento todos os anos, com o objetivo de auxiliar bailarinos e bailarinas de todo o estado.
“Nós adotamos como missão fazer um fórum estadual todos os anos, sempre nesse período da Semana Internacional da Dança, que inclusive é hoje, 29 de abril. Então, a gente sempre faz um fórum. Nesse fórum, a gente sempre traz algo que possa ajudar ainda mais nossos dançarinos, não apenas nas coreografias, nos seus trabalhos, mas também nas políticas públicas”, comenta.
A programação conta com apresentações de teatro, dança, mesas-redondas, aulões de dança (tango, salsa e forró). Confira:
Dia 30:
-
19h: Abertura com presença de autoridades da dança e representantes de instituições culturais.
-
Apresentação da Cia Garatuja com “Correrias, Yuxibus e Yuxins”.
Dia 1º de maio:
-
8h: Mesa-redonda sobre Fontes de Financiamento para Projetos, mediada por Júnior Uchôa. Participantes: Carol Di Deus, Karla Martins, Camila Cabeça e Kennedy; debate com o público.
-
Coffee break.
-
13h30: Aulão de danças de salão com Kátia Castro, Raimundo Castro e Dione Henre.
-
Mesa sobre Processos Criativos em Dança, mediada por Regina Maciel.
-
19h: VII Ato: Mostra de Dança Livre; até 10 apresentações.
A presidente relembra a importância da dança para o cotidiano e para o cenário cultural do Acre.
“A importância, pra nós dançarinos, não é só nosso bem-estar, não é só saúde, mas é ajudar o outro, levar essa saúde, levar esse trabalho pro outro, para as outras pessoas. Então a gente leva esse incentivo, leva esse desejo, leva esse prazer em dançar, sempre pra trazer esse coletivo pro nosso lado e ver que a dança, ela não só cuida da tua saúde física, mas da mental também. Você relaxa a tua vida, você distrai sua mente. Dançar faz bem ao corpo e à mente — é a nossa frase clichê, certo? E ajudar a quem ama isso. E em todos os anos que têm o Dia Internacional da Dança, a gente sempre passa essa segurança para eles, de que estamos juntos, de que podemos levar a dança para os quatro cantos do mundo”, finaliza.
