A temperatura deve baixar significativamente entre esta segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, provocando chuvas intensas. A previsão é do pesquisador climático Davi Friale, que aponta ainda que há a possibilidade de raios e ventanias, principalmente no leste e sul do Acre.
Apesar na queda nos termômetros, o fenômeno não configurará uma friagem. “Mas o calor diminui sensivelmente nesta terça-feira, 29, com temperatura máxima, durante o dia, abaixo de 27ºC na maior parte do Acre. Ao amanhecer de quarta-feira, dia 30, as mínimas estarão oscilando entre 19 e 21ºC, no leste e no sul do estado, e entre 21 e 23ºC, no vale do Juruá”, enfatiza o pesquisador.
Além disso, na terça-feira, 30, o tempo deve ser instável e ventilado. “[Com] muitas nuvens, chuvas a qualquer hora e temperatura amena no Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas e na região do Pantanal de Mato Grosso”, diz, acrescentando ainda que, a partir de quarta-feira, 30, o calor volta a predominar. “E as chuvas podem ocorrer de forma pontual e passageira”.
O primeiro fim de semana de maio, no entanto, deve ser marcado pelas chuvas. “Pode voltar a chover intensamente no Acre e nas áreas vizinhas”, diz Friale, afirmando ainda que não há possibilidade de incursão de ar frio polar suficiente para provocar uma típica friagem. “Pelo menos, até o próximo dia 10 de maio”.