Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fundhacre serve mais de mil refeições por dia e reforça papel da alimentação na recuperação hospitalar

Fundhacre serve mais de mil refeições por dia e reforça papel da alimentação na recuperação hospitalar

Foto: Felipe Freire/Secom

A Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) tem um dado que impressiona: mais de mil refeições são preparadas e servidas diariamente na unidade. Pacientes e acompanhantes recebem café da manhã, almoço, jantar e até lanches entre as refeições — uma rotina alimentar que vai além da quantidade, prezando pela qualidade nutricional e segurança alimentar.

Sob coordenação da nutricionista Madeline Guimarães, a equipe do Serviço de Nutrição Dietética cuida de todos os detalhes: do planejamento dos cardápios às normas de biossegurança na cozinha. “Todos os alimentos passam por rigoroso controle de higiene, com uso de equipamentos de proteção individual e protocolos específicos de preparo, principalmente nos casos de dietas líquidas ou restritivas”, explica Madeline.

O cardápio é balanceado e inclui opções diárias de carne vermelha e branca, além de arroz, feijão, salada e guarnições. E quem passa pela Fundhacre percebe esse cuidado no dia a dia.

“Recebo café da manhã, merenda às 9h, almoço às 11h30, lanche da tarde às 15h, janta às 18h e ainda uma última merenda às 21h”, conta Marcelino Freitas França, 52 anos, paciente internado na unidade. A rotina alimentar é pensada para oferecer conforto e auxiliar na recuperação.

A costureira Euseia Lopes, 51, também aprovou o serviço: “A alimentação aqui é muito boa, saudável. Vem merenda, mingau de banana, maçã… e vem com qualidade.”

Mais do que saciar a fome, a alimentação fornecida pela Fundhacre cumpre uma função vital no tratamento dos pacientes. E com mais de mil refeições saindo da cozinha todos os dias, a nutrição hospitalar se mostra um elo essencial na jornada de cura.

Sair da versão mobile