As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2025 estão abertas até o dia 2 de maio, pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. A prova oferece uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada obterem a certificação.
O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para o uso do nome social. No momento da inscrição, o candidato pode optar por obter a certificação por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) ou pelo Instituto Federal do Acre (Ifac). As provas serão aplicadas em 3 de agosto.
O Encceja é dividido em duas modalidades: ensino fundamental e médio. Podem participar das provas do fundamental pessoas com, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para o médio, a idade mínima é de 18 anos no dia da avaliação. A emancipação civil não altera os critérios de idade mínima para participação.
O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destaca a importância do Encceja como uma porta de acesso para a continuidade dos estudos e para a ampliação das oportunidades de trabalho.
“O exame é uma chance fundamental para que jovens e adultos que, por diferentes motivos, não concluíram a educação básica possam obter a certificação e abrir novos caminhos em suas vidas. Nosso compromisso, como Estado, é apoiar essas pessoas nesse processo, garantindo o acesso à informação e incentivando a busca pelo conhecimento”, ressalta o gestor.
Em 2024, a SEE registrou 1.436 inscritos para o ensino fundamental e 4.259 para o ensino médio. No mesmo período, o Ifac contabilizou 806 participantes.