Mais de 52 mil candidatos estarão mobilizados neste domingo, 13, para fazer as provas do concurso público da área da Educação do Acre — um dos certames mais aguardados do estado e realizado pela banca Nosso Rumo. Organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), o processo seletivo oferece 3 mil vagas, sendo 2,5 mil destinadas ao cargo de professor e 500, para técnico administrativo.
O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período. Os aprovados serão contratados sob o regime estatutário, o que garante estabilidade no serviço público, e o edital prevê, ainda, a possibilidade de ampliação do número de vagas durante a vigência do certame, conforme a necessidade da administração pública.
O concurso teve de ser reaplicado após a não adequação da quantidade de cadeiras nas salas de aula de uma das escolas onde era aplicado o exame, o que teria levado à sugestão de que alguns candidatos realizassem as provas no refeitório, sem condições adequadas. O problema gerou um princípio de tumulto, com alguns participantes se deslocando para outras salas. Há relatos ainda de que candidatos chegaram a fotografar as provas, com imagens posteriormente vazadas em redes sociais.
Ainda no último dia 1º de dezembro, a Secretaria de Educação destacou que o ocorrido se trata de um “fato isolado” e que o Instituto Nosso Rumo está conduzindo uma apuração detalhada para esclarecer o ocorrido e prestar os esclarecimentos necessários. Porém, inicialmente, uma nova prova seria aplicada no dia 15 de dezembro de 2024 somente para os candidatos alocados na referida escola, a Djalma Teles. Por conta do problema, no entanto, o governo cancelou o certame e anunciou novas provas.
Cargos
Para o cargo de professor, há vagas em 16 áreas de atuação, incluindo disciplinas como artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, línguas estrangeiras (inglês e espanhol), português, matemática, química, sociologia, além de braile, libras e educação especial.
Todos os inscritos passarão por provas objetivas de múltipla escolha, com caráter eliminatório e classificatório. Candidatos a cargos de nível superior também farão prova discursiva. A duração total será de quatro horas, sendo proibida a saída dos locais de prova antes de duas horas.
Orientações para o dia da prova
Para garantir a participação, os candidatos devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local indicado, levando documento de identidade com foto, comprovante de inscrição e, se necessário, o comprovante de pagamento da taxa. Também é exigido o uso de caneta esferográfica azul ou preta, além de lápis e borracha.
Durante a aplicação, será proibido portar ou utilizar qualquer equipamento eletrônico, como celulares, relógios (analógicos ou digitais), fones de ouvido, bonés, óculos escuros ou itens similares. O descumprimento dessas regras pode resultar na desclassificação imediata.