Fazedores de cultura, o momento é este! A Prefeitura de Manoel Urbano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anunciou nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial do Estado (DOE), edital de Arte e Patrimônio, voltado ao fomento de projetos culturais no município. A iniciativa é financiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
O chamamento contempla ações e projetos culturais nas áreas de arte e patrimônio, com foco em pesquisa, produção cultural, publicações, documentação e exposições, garantindo incentivo à diversidade e à valorização das expressões culturais locais.
O edital tem como objetivo estimular o setor cultural urbanoense, apoiando propostas que contribuam para o acesso democrático à cultura, a valorização do patrimônio cultural e a ampliação da produção artística. Os recursos financeiros utilizados são oriundos do repasse do Governo Federal por meio da PNAB e fazem parte do Plano de Ação do Município de Manoel Urbano, aprovado pelo Ministério da Cultura.
Segundo o edital, serão consideradas ações afirmativas, garantindo que grupos em situação de vulnerabilidade histórica, social e econômica também tenham acesso ao incentivo.
Quem pode participar?
Podem se inscrever pessoas físicas, jurídicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) que atuem no setor cultural. Os proponentes deverão apresentar projetos que se enquadrem em uma das modalidades listadas no edital, como:
- Pesquisa: estudos e investigações culturais com foco na geração de conhecimento;
- Publicação: edição e distribuição de obras literárias, artísticas ou de memória, em formato físico ou digital;
- Produção Cultural: ações como saraus, oficinas, circuitos literários, residências artísticas e intervenções urbanas;
- Documentação: inventários e registros de acervos culturais e do patrimônio histórico de Manoel Urbano;
- Exposição: mostras artísticas em espaços físicos ou virtuais.
Cada projeto selecionado deverá apresentar uma contrapartida cultural, como forma de retorno social à comunidade, promovendo o acesso gratuito ao bem cultural gerado.