Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Missão aérea garante transporte de fígado para transplante em Rio Branco

Missão aérea garante transporte de fígado para transplante em Rio Branco

Um voo pela vida: aeronave decola em mais uma missão de traslado de órgão. Foto: Italo Sousa/Sejusp

Uma missão aérea realizada na manhã deste domingo, 6, garantiu o transporte de um fígado para transplante entre as cidades de Porto Velho (RO) e Rio Branco. A operação envolveu uma aeronave do governo do Acre e contou com o acompanhamento de médicos da equipe de transplantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre).

O voo partiu de Rio Branco às 5h30 com destino ao Hospital de Base de Porto Velho, de onde o órgão foi coletado. O trajeto de ida e volta levou aproximadamente 1h30 cada, e foi conduzido pelo piloto Felipe Oliveira e pelo co-piloto Vilisson Sales, utilizando um avião modelo Baron BE-58.

A bordo da aeronave também estavam os médicos Aloysio Coelho, Rafael Felipe e Rita de Cássia, responsáveis por garantir as condições ideais de preservação do órgão até sua chegada a Rio Branco, onde será realizado o procedimento de transplante.

De acordo com o piloto Felipe Oliveira, essa foi a segunda vez que o transporte aéreo de órgãos foi realizado entre os dois estados com apoio do avião do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). “É uma missão que reafirma o compromisso do Estado com a manutenção da vida”, destacou.

Sair da versão mobile