Movimentos sociais e representantes da classe trabalhadora promovem, na próxima quinta-feira, 1º, no auditório da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), o Ato Unificado – 1º de Maio. A programação tem como tema “Pela Vida Além do Trabalho”, iniciando com um café da manhã às 8 horas e seguindo com discussões acerca do fim da escala 6 por 1.
A mediação da plenária conta com a participação da presidente da Adufac, Letícia Mamed, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) dos Correios no Acre (SINTECT), Suzy Cristiny Costa, e do presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (SEEB-AC), Eudo Raffael Lima. Além disso, o microfone ficará aberto para outras pautas e moções que surgirem ao longo da atividade.
Vida Além do Trabalho
A luta pelo fim da escala 6 por 1 ganhou força em 2023, a partir de reivindicações manifestadas em vídeos nas redes sociais pelo então atendente de farmácia e influencer, Ricardo Azevedo, a defesa da pauta o fez vereador eleito pelo PSOL, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2024.
A escala 6 por 1 condiciona que profissionais trabalhem por seis dias seguidos e tenha apenas um dia de descanso. No Senado Federal, existe, desde 2015, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) N° 148/2015, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) que visa a redução da jornada de trabalho no Brasil de 44 para 36 horas.