Dança, expressão corporal, dramaturgia e improvisação são parte dos conhecimentos trabalhados no “Viewpoints: Laboratório de Criação Colaborativa e Improvisação”, que será realizado no mês de Abril, em Rio Branco, gratuitamente. As aulas serão ministradas pelo bailarino e professor acreano Felipe Barbosa, no Bloco de Artes Cênicas da UFAC.
As aulas ocorrerão nos dias 9, 12, 13, 16, 19, 20 e 23 de abril de 2025. Nas quartas-feiras das 18h às 21h e nos sábados e domingos das 9 h às 12h. As inscrições estão abertas por meio do link: https://forms.gle/tZ366yeqjxBpwVux8
O Curso é baseado na metodologia Viewpoints, técnica que propõe a exploração de tempo, espaço e movimento de forma dinâmica, incentivando criações autorais a partir de vivências pessoais e culturais. A ideia da oficina é contribuir com a cena artística acreana por meio de uma abordagem colaborativa que une improvisação, corpo e narrativa.
O projeto é financiado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), pelo Edital 13/2024 de Pequenos Apoios, Lei Complementar 195/2022 – Paulo Gustavo. Conta também com o apoio da UFAC e do grupo Poéticas do Corpo, Memória e Performatividade.
O que é o curso:
O Curso de Formação em Dança Contemporânea, baseado na metodologia Viewpoints, chega para contribuir com a cena artística acreana com uma abordagem colaborativa que une improvisação, corpo e narrativa. Originada na dança pós-moderna norte-americana dos anos 1970 e popularizada no teatro por Anne Bogart e Tina Landau, a técnica propõe a exploração de tempo, espaço e movimento de forma dinâmica, incentivando criações autorais a partir de vivências pessoais e culturais. Dessa forma, combinando teoria e prática, tanto iniciantes quanto pessoas mais experientes trocam conhecimentos em exercícios práticos beneficiando os participantes a: criar espetáculos originais, desenvolver movimentos orgânicos para a cena, integrar treinamento técnico ao processo criativo, estimular a escuta coletiva durante a improvisação, ampliar a consciência corporal e espacial, promover diálogos entre dança e teatro, e valorizar a diversidade como ferramenta de inovação, desenvolver coreografias originais que refletem a identidade individual e a força coletiva. A importância desse curso está na oportunidade de ampliar o repertório artístico, incentivar a criatividade, fortalecer o desenvolvimento pessoal e valorizar a diversidade cultural, beneficiando não apenas a cena artística local, mas toda a comunidade.
Detalhes do curso:
• Datas: 9, 12, 13, 16, 19, 20 e 23 de abril de 2025
• Horários: quartas-feiras: 18h às 21h; sábados e domingos: 9h às 12h
• Local: Bloco de Artes Cênicas – Universidade Federal do Acre (Ufac)
• Curso: gratuito, com vagas limitadas e Certificado de Conclusão
• Inscrições: Disponíveis no link: https://forms.gle/tZ366yeqjxBpwVux8
• Professor: Felipe Barbosa (Bailarino, Coreógrafo, Licenciado e Bacharel em Educação Física, Mestre em Artes Cênicas)
Financiamento e apoio:
O projeto é financiado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), por meio do Edital 13/2024 de Pequenos Apoios, Lei Complementar 195/2022 – Paulo Gustavo. Conta também com o apoio da UFAC e do grupo Poéticas do Corpo, Memória e Performatividade.
Contato
Felipe Barbosa
Telefone/WhatsApp: (68) 99236-0254
E-mail: [email protected]
Instagram: @felipebarbosa_s