Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PL quer autorizar que estudantes de medicina do exterior façam internato em unidades de saúde do Acre

PL quer autorizar que estudantes de medicina do exterior façam internato em unidades de saúde do Acre

Foto: Sérgio Vale

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Tio Pablo (PSD) em sessão nesta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), quer autorizar que estudantes acreanos que fazem faculdade de medicina no exterior realizem o internato obrigatório nas unidades de saúde da rede estadual do Acre.

Segundo o parlamentar, a proposta foi motivada por denúncias de supostos abusos enfrentados por estudantes, especialmente na Bolívia, onde há relatos de escalas exaustivas e condições desumanas durante o período de internato.

“Já vi relatos de colegas sendo escalados para mais 24 horas depois de um plantão de 36. Isso é desumano. Tivemos casos de suicídio em decorrência dos maus-tratos sofridos. Não podemos ignorar isso”, afirmou o parlamentar.

Segundo Tio Pablo, a medida surgiu após ouvir relatos dos próprios estudantes em ações realizadas no interior. Ele defende que, além de aliviar o sofrimento desses jovens, a proposta também fortalece a saúde pública no estado.

“Essa é uma mão de obra digna, honesta, preparada. Não é justo que sejam tratados com humilhação fora do país, enquanto podem contribuir com a saúde pública do Acre”, disse.

O deputado pediu apoio dos colegas parlamentares para aprovação da matéria. “Essa luta não é só minha. É de todos aqueles que acreditam em justiça, dignidade e valorização das pessoas. Precisamos transformar discursos em ações efetivas”, concluiu.

Sair da versão mobile