Com o nome “Pelo Bem de Rio Branco: Dignidade para Viver, Oportunidades para Crescer”, a Prefeitura de Rio Branco, lançou na manhã desta segunda-feira (14), uma consulta pública por meio do portal eletrônico ppa.riobranco.ac.gov.br, onde o cidadão rio-branquense, poderá opinar sobre quais prioridades a atual gestão deve trabalhar, para melhorar cada vez mais a vida das pessoas e da nossa cidade.
O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, disse que a ferramenta digital, tem o principal objetivo discutir juntamente com o cidadão, sobre quais demandas são mais prioritárias, onde o gestor municipal poderá canalizar os recursos em sua aplicabilidade de forma a atender os anseios de quem vive nas comunidades.
“Isso vai determinar quais são as prioridades da população em determinados bairros. Às vezes a prioridade do bairro “A” não é a mesma prioridade do bairro B. A gente vai receber essas informações da população e no final nós vamos compilar essas informações e apresentar ao prefeito.
O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, destacou que a realização da consulta pública, inserida no contexto do Plano Plurianual (PPA), evidencia o compromisso da atual gestão com a transparência e a democracia. Segundo ele, essa iniciativa reforça a importância da participação popular nas decisões que impactam diretamente o futuro da cidade, demonstrando que a administração municipal valoriza o diálogo com a sociedade e atua de forma aberta e responsável na construção de políticas públicas.
“Primeiro, quero parabenizar o prefeito e toda a equipe da prefeitura, através da Secretaria de Finanças e Planejamento, sua equipe, que hoje traz essa plataforma de um instrumento de gestão importantíssimo, que é o Plano Plurianual, onde a participação popular é importante para que a gente tome as principais decisões para atender bem a comunidade.”
O prefeito da capital lembrou que desde que assumiu a gestão municipal em 2021, sempre teve como meta ouvir o que realmente o cidadão rio-branquense necessita e precisa para a sua comunidade. O gestor disse que não há nada melhor que ouvir as das pessoas o que elas mais precisam.
“A nossa gestão sempre procurou ser o mais transparente possível. E também procurou sempre ouvir a população. E a construção do Plano Plurianual, que é feito de quatro em quatro anos, que vão ser três anos executados pela nossa gestão e um plano para a próxima gestão, ele precisa estar dentro dos anseios da população. A gente sabe que Rio Branco é uma cidade muito grande, que cresceu desordenadamente, que tem muitas invasões, que tem problemas para tudo quanto é lado. Então, a gente precisa ouvir a população para ver aquilo que eles acham que é mais urgente”.
A consulta pública, por meio da internet no endereço eletrônico www.ppa.riobranco.ac.gov.br ou no site da prefeitura, ficará disponível por 10 dias, a contar a partir desta segunda-feira, dia 14.