O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do secretário municipal de Educação Alysson Bestene e a vice-governadora Mailza Assis, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 16, o Centro de Educação Infantil Professor Beline Araújo, localizado no bairro Cidade do Povo. A unidade de ensino atenderá cerca de 118 crianças.
A nova estrutura conta com 10 salas de aula, sendo duas para berçário, quatro para pré-escola e quatro para creche. Além disso, o prédio foi projetado com espaço de recreação, cozinha, fraldário e acessibilidade, garantindo um ambiente seguro e adequado para o desenvolvimento infantil. A obra é uma demanda antiga da comunidade e estava paralisada há mais de seis anos.
“É um bairro que todo mundo critica. Eu achei muito importante. Quero parabenizar o prefeito Bocalom pela atitude dele de colocar uma creche pra nós, pras crianças daqui. Eu fui lá dentro, olhei. Está de parabéns. Vou colocar meu neto. Ele está na outra creche, mas eu vou tirar de lá e vou trazer pra cá”, destacou a dona de casa Rúbia de Meneses.
A unidade já nasce dentro do projeto Berçário, uma iniciativa que visa ampliar o atendimento a crianças de zero a dois anos, modelo já implantado com sucesso em outros municípios, como Acrelândia.
“Eu estou feliz que nós viemos implantar a creche de 0 a 2 anos em Rio Branco, coisa que não tinha. E que eu implantei há 30 anos atrás em Acrelândia. Essa é uma segunda creche já com crianças de 0 a 2 anos. E vamos inaugurar, se Deus quiser, até o final do ano, duas grandes creches com recursos do município, também para atender crianças de 0 a 2 anos, de 2 a 4 anos também. Então eu acho que é uma questão de tempo para a gente dar uma melhorada grande no atendimento às crianças de creche. Porque as nossas mães que precisam trabalhar precisam de creche. É muito importante que a gente continue fazendo mais creches para atender essas crianças. A educação infantil é fundamental”, explicou o prefeito.
Para que a obra fosse concluída, a prefeitura investiu dois milhões de reais de recursos próprios. Segundo o secretário de Educação do município Alysson Bestene, a creche irá atender a demanda da região com previsão de mais investimentos.
“A gente tem uma possibilidade de mais duas novas creches, que vão atender em torno de 300 crianças lá na Vila Acre e outra na Defesa Civil, todos com recursos próprios. Já está bem adiantado os processos de construção e também equipado com os profissionais, equipamentos para atender as famílias.”
Um investimento que agrada a quem mais precisa, como a dona de casa Angélica Nascimento.
“Muito bom, porque eu já estava com uns três anos que eu lutava pela vaga, pro meu filho e não conseguia. E, pra glória de Deus, consegui, integral. Só agradecer a Deus e às pessoas”, disse a dona de casa Angélica Nascimento.