O presidente do Rio Branco Futebol Clube (RBFC), Neto Alencar, criticou a posse do empresário Adem Araújo como novo presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), ocorrida na terça-feira, 22, após o falecimento de Antonio Aquino Lopes, o Toniquim, no último dia 16.
Em vídeo publicado nas redes sociais do clube, Alencar afirmou que a escolha de Araújo para o comando da entidade não tem o apoio da diretoria do Rio Branco, e levantou preocupações sobre imparcialidade.
“Ele é proprietário de um clube, mesmo pedindo afastamento. O clube tem o DNA dele. É muito difícil desvincular a pessoa do clube. E nós já tivemos problemas com arbitragem e horários em jogos contra o time dele. Então, na minha visão, deveria haver uma eleição”, disse Neto.
O dirigente também apontou que a presença de alguém com ligação direta a um clube que disputa competições organizadas pela própria federação compromete a credibilidade da entidade. Ele reforçou a necessidade de uma eleição para escolha do novo dirigente e afirmou que, caso haja processo eleitoral, apoiaria o nome de Ney Amorim, atual secretário de Esporte do Acre.
“É um cara preparado, que gosta do esporte, vem fazendo um bom trabalho na secretaria. É ligado ao governo e ao governador. A federação precisa estar alinhada com o governo e os clubes. Futebol se faz com parceria”, defendeu.
Araújo assumiu o comando da FFAC após décadas de gestão de Toniquim, que também ocupou a vice-presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O novo presidente destacou o legado do antecessor e disse que o objetivo é manter o trabalho com igualdade entre os clubes.
“A gente tem que realmente trabalhar com muita transparência e, sobretudo, sem beneficiar o A ou o B, todos os clubes tendo os mesmos direitos”, declarou.