Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professor do Acre é selecionado para intercâmbio avançado nos EUA por meio de prestigiado programa educacional

Professor do Acre é selecionado para intercâmbio avançado nos EUA por meio de prestigiado programa educacional

Filipe Brito é um dos 209 brasileiros aprovados para o programa de desenvolvimento profissional nos Estados Unidos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Em mais uma conquista para a educação acreana, o professor de língua inglesa Filipe Brito, da Escola Centro de Estudo de Línguas do Acre (ESCCEL), foi selecionado para participar de um dos programas de intercâmbio mais prestigiados voltados à formação de professores de inglês no Brasil: o Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI).

Filipe é um dos 209 professores brasileiros aprovados para a edição deste ano, que acontecerá entre os dias 23 de junho e 11 de agosto, nos Estados Unidos. O educador foi selecionado para a modalidade de aprimoramento em nível avançado, reforçando seu destaque entre os candidatos.

“Foi um processo seletivo longo. Me inscrevi logo que o edital saiu, em novembro do ano passado. Passei pelas etapas e, em fevereiro, fiz a prova principal. O resultado final só saiu agora em abril. Foi uma alegria imensa ver meu nome na lista. É uma oportunidade única, fruto do nosso esforço e da valorização da educação”, contou Filipe, emocionado.

Durante as seis semanas de intercâmbio, Filipe irá estudar na renomada University of Texas at Austin, onde participará de aulas intensivas focadas em oralidade, escrita e novas metodologias para o ensino da língua inglesa. “O PDPI é um programa que busca oferecer aos professores novas técnicas de ensino, envolvendo aplicativos, jogos, dinâmicas em sala de aula. A ideia é tornar o aprendizado mais prazeroso e eficiente para os alunos”, explicou.

Essa será a primeira experiência internacional do professor, que já está nos preparativos finais, como emissão de passaporte e obtenção do visto. Todo o programa é custeado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fulbright – Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos, que inclui passagem, hospedagem, alimentação e ainda uma ajuda de custo de US$ 700 para despesas pessoais. A programação inclui aulas de segunda a sexta-feira e excursões culturais nos finais de semana, permitindo uma imersão total na cultura norte-americana.

A Escola Centro de Estudo de Línguas (ESCCEL) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) tem sido protagonista em transformar vidas por meio do ensino de idiomas. Com mais de 3 mil alunos atendidos anualmente, o CEL oferece cursos de inglês, espanhol e libras como atividade complementar ao currículo de alunos da rede pública estadual, além de abrir vagas para a comunidade em geral — tudo gratuitamente.

Por: Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile