Em Assis Brasil, o nível do Rio Acre subiu mais de 6 metros nesta terça-feira, 15, e chegou aos 10,24 metros às 5 horas, segundo informações repassadas pela Defesa Civil de Rio Branco. Nesta segunda-feira, 14, o manancial marcava 3,85 metros.
As águas devem chegar em Rio Branco, mas de acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o aumento não deve ser suficiente para causar preocupação.
“Em Brasileia subiu mais de dois metros, chegando a 5,56 metros; e em Capixaba, mais de dois metros e meio, atingindo os 6,08 metros. O nível do Rio Acre, em Rio Branco, deve subir nos próximos dias, mas nada que nos preocupe, já que as réguas marcaram, nesta terça-feira, 15, 7,14 metros”, afirmou Falcão, enfatizando que o volume de água deve ter um impacto de até três metros. “O nível do rio pode voltar aos 10 metros, mas temos ainda de verificar os reflexos aqui em Rio Branco”.
Ainda segundo Falcão, as águas devem chegar à capital em até 72 horas. “Durante o período Semana Santa, vamos sentir esse impacto da quantidade de chuvas e do aumento de volume aqui em Rio Branco”, explicou, esclarecendo ainda que as fortes chuvas registradas no sábado, 12, por exemplo, não contribuíram o aumento das águas em Rio Branco. “Tivemos muitos milímetros [de chuva], mas não alterou o nível do rio. Isso é por conta da parte geográfica mesmo”, explicou.
Em 2025, a enchente do Rio Acre, na capital, atingiu mais de 8,6 mil, sendo que 175 tiveram de ser abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana. No total, 43 bairros e 19 comunidades rurais sofreram com os impactos da cheia.
No último dia 28 de março, todas as famílias desabrigadas voltaram para as suas casas, com um kit de limpeza e uma cesta de alimentos para poderem se restabelecer.