Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco e Cruzeiro do Sul entram na lista de cidades prioritárias para ações do Ministério da Saúde contra a dengue

Rio Branco e Cruzeiro do Sul entram na lista de cidades prioritárias para ações do Ministério da Saúde contra a dengue

Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão entre as 80 cidades prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde para receber novas ações de combate à dengue, anunciadas nesta terça-feira, 8. O foco é evitar internações e mortes nos municípios com alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão.

As duas cidades acreanas poderão receber centros de hidratação com até 100 leitos, como parte do plano da Força Nacional do SUS, que prevê investimento de R$ 300 milhões. Cruzeiro do Sul também passa a oferecer a vacina contra a dengue pela primeira vez.

A pasta ainda anunciou novas diretrizes de atendimento, distribuição de equipamentos para controle do mosquito e capacitação de profissionais de saúde. Até 29 de março, o país registrou queda de 75% nos casos e 83% nas mortes por dengue em comparação com o mesmo período de 2024.

As 80 cidades prioritárias também vão receber apoio do Ministério da Saúde para elaborar estratégia de expansão da cobertura vacinal, com ações como busca ativa de não vacinados, monitoramento dos estoques e garantia do abastecimento.

Sair da versão mobile