Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segunda onda polar deve chegar nesta sexta-feira, diz Friale

Segunda onda polar deve chegar nesta sexta-feira, diz Friale

Foto: Juan Vicente Diaz

O acreano pode até não ter percebido, mas mal a primeira onda polar foi embora e já há previsão da chegada de outra. Segundo o pesquisador climático Davi Friale, na próxima sexta-feira, 4, no fim da tarde ou nas primeiras horas da noite, chega um segundo “friozinho”.

De acordo com o pesquisador, não será uma típica friagem. “Provocando chuvas intensas, que podem ser acompanhadas de raios e ventanias, mas de forma pontual, ou seja, podem ocorrer forte num município e fraco em outro”, reiterou.

O sábado, 5, de acordo com Friale, será frio, com céu encoberto e ventos intensos da direção sudeste. “A temperatura máxima, durante o dia inteiro, deve ficar abaixo de 25ºC, no leste e no sul do estado, ou seja, em Rio Branco, Brasiléia e municípios vizinhos. Durante a noite, entretanto, a temperatura não cai muito, com mínimas, ao amanhecer de domingo e segunda-feira, entre 18ª e 21ºC, podendo estabelecer novo recorde de menor temperatura do ano”, enfatizou.

Ainda segundo o Davi, o centro do Acre e o Vale do Juruá também sentirão a chegar dessa onda polar, porém, com intensidade mais fraca do que no leste e no sul do Acre. “Reforçamos que essa segunda onda polar será semelhante à primeira, que chegou no última terça-feira, 1º, ou seja, provocando mais chuva, porém, a intensidade dos ventos será maior e a temperatura diurna ficará um pouco menor do que a anterior”, enfatizou.

Friale finalizou fazendo um alerta de alta probabilidade de transtornos à população. “Como queda de galhos e árvores, inundação de ruas, transbordamento de córregos e pequenos igarapés e deslizamentos de terra”.

Sair da versão mobile