Os 12 jogadores acreanos selecionados pelo técnico Alfredo Teles viajaram na madrugada desta terça-feira, 22, para Brasília, para disputar a elite do Campeonato Brasileiro Seleções de Vôlei Sub-18. Eles foram acompanhados também pelo assistente técnico Carlos Lepoldo e do Chefe da Delegação João Petrolitano.
Pela primeira vez na primeira divisão, a equipe tem a missão de se manter e brigar por uma vaga na próxima fase. O acesso veio em 2024, quando a seleção venceu o time de Tocantins por 3 sets a 2 e garantiu a vaga ao conquistar o terceiro lugar na segunda divisão.
A competição será realizada entre esta quarta-feira, 23, e domingo, 27, com 10 equipes divididas em dois grupos de cinco. Na primeira fase, todos jogam entre si dentro dos grupos, e os dois melhores se classificam para as semifinais, que serão em cruzamento olímpico (1º A x 2º B e 1º B x 2º A).
Os terceiros e quartos colocados disputam o quinto lugar, enquanto os últimos colocados de cada grupo jogam entre si pela nona colocação — ambos serão rebaixados para a segunda divisão.
A seleção acreana está no grupo B, ao lado de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A estreia será nesta quarta-feira, 23, contra a seleção potiguar, às 6h (horário do Acre). No mesmo dia, às 16h, os acreanos encaram Pernambuco (veja a tabela completa abaixo).
A equipe treinou no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) desde dezembro, sob o comando de Alfredo Teles.
Seleção Acreana Sub-18 – Jogadores convocados:
Levantadores: Pedro Miguel e Ruan da Silva
Líbero: Paulo Victor
Meios de rede: Israel Nascimento, Ítalo Nascimento e João Pedro da Silva
Opostos: Anthony Heverton, João Pedro Ferreira e Sávio Elias
Pontas: Jorge Gabriel, João Gilberto e Nicolas Pereira
Jogos da Seleção Acreana na 1ª fase (horário do Acre):
Quarta-feira (23):
6h – Rio Grande do Norte x Acre
14h – Pernambuco x Acre
Quinta-feira (24):
14h – Paraíba x Acre
Sexta-feira (25):
10h – Mato Grosso do Sul x Acre
Por: Rhawan Vital