A Páscoa é uma importante celebração para os católicos. Nela, é relembrada a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa inicia no próximo dia 13 de abril, com o Domingo de Ramos. Ao longo da semana, a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco, preparou uma programação repleta de momentos de adoração e fé, com missas, celebrações, procissões, encenação da Paixão de Cristo e Alvorecer, além de outras atividades.
O marco inicial da Semana Santa é o Domingo de Ramos, o domingo antes da Páscoa. Neste momento, é lembrada a chegada de Cristo montado em um jumentinho na cidade de Jerusalém. Segundo a narrativa bíblica, a multidão o recebeu com ramos de palmeiras e gritando: “Hosana ao Filho de Davi, bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”.
De acordo com o padre Manoel Monte, reitor da Catedral, essa celebração relembra tanto a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém quanto os primeiros sinais de sua paixão, tornando o Domingo de Ramos um dia de grande significado para os Católicos.
“O Domingo de Ramos é um domingo que é celebrado sob duas dimensões: a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém e a sua paixão, que naquele dia já se faz memória. Narram os evangelhos que Jesus, ao entrar em Jerusalém, veio montado no jumentinho e que houve uma grande efervescência naquela cidade. As pessoas colocaram ramos e roupas por onde ele passava e gritavam: ‘Hosana, o filho de Davi, este é o rei de Israel’. Então, é a memória dessa entrada triunfal. Por isso, a celebração que abençoa os ramos, além da procissão para entrar na igreja, fazendo memória”, explica.
Mudanças
Este ano, algumas programações contam com alteração de locais. A tradicional encenação da Paixão de Cristo e o ponto final da procissão serão na Concha Acústica, no Canal da Maternidade e não em frente ao Palácio do Governo, que está em reforma.
“A novidade este ano é que a procissão da Sexta-feira Santa, no dia 18, vai se concluir não mais na frente do Palácio do Governo, mas na Concha Acústica. E lá haverá a encenação da crucificação de Jesus e apresentações teatrais, na Sexta-feira Santa, depois da grande procissão. No domingo, que é o Alvorecer da Ressurreição, a missa da aurora, às cinco horas da manhã, também será na Concha Acústica”, comenta.
O padre reforça que, apesar dos símbolos tradicionais da Páscoa, como os ovos de chocolate, o essencial é a celebração da vida eterna.
“Esta celebração, e este dia, portanto, não se resumem ao grande feriado em que se dão presentes, sobretudo o chocolate, que é muito famoso, a troca de ovos de chocolate. Isso é uma consequência da alegria e da ressurreição, do gosto pela vida. Mas o fundamental deste dia é a celebração da ressurreição de Jesus, a sua passagem da morte à vida, para nos conduzir à vida eterna”, finaliza.
Confira a programação completa:
13 de abril: Domingo de Ramos
- 6h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
- 8h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
- 17h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
- 19h: Benção dos Ramos e Celebração da Santa Missa;
14 de abril: Segunda-Feira Santa
- 15h às 17h: Confissões;
- 18h40: Terço Mariano;
- 19h: Missa;
15 de abril: Terça-Feira Santa
- 8h às 11h30: Confissões
- 11h40: Santo Terço
- 12h: Adoração ao Santíssimo
- 15h às 17h: Confissões
- 19h: Celebração Penitencial – Confissão Individual
16 de abril: Quarta-Feira Santa
- 15h as 18h: Confissões;
- 19h: Missa do Santo Crisma (Benção do Óleo do Crisma, Batismo e dos Enfermos);
17 de abril: Quinta-Feira Santa
- 8h30 -11h30 – Confissões;
- 14h30- 17h – Confissões;
- 19h: Celebração da Ceia do Senhor – Lava-Pés;
- 20h30: Adoração ao Santíssimo (Até as 23h);
- 20h30 – 22h: Reitoria e Círculos do ECC;
- 22h-23h – 2 Círculos Domiciliares.
18 de abril: Sexta-Feira Santa
- 7h-13h: Vigília Eucarística;
- 7h-8h: Divina Misericórdia 8h-9h: Ministros da Eucaristia / Terço dos Homens; 9h-10h: Catequese/Coroinhas;
- 10h-11h: Liturgia (cantores, músicos, proclamadores da palavra);
- 11h-12h: Acolhida / Equipe Dirigente;
- 12h-13h: Dízimo e Cáritas;
- 15h: Celebração da Paixão do Senhor;
- 17h: Procissão Cristo Morto;
- Apresentação Teatral TOTUS TUUS (Concha Acústica–Parque da Maternidade);
19 de abril – Sábado de Aleluia
- 19h: Celebração da Vigília Pascal (Trazer vela);
20 de abril – Domingo de Páscoa
- 3h30 – Concentração na Catedral
- 4h: Saída em procissão da Catedral até a Concha Acústica
- 5h: Celebração do Alvorecer (Concha Acústica)
- 6h: Santa Missa (Catedral)
- 8h: Santa Missa (Catedral)