A sexta-feira chegou com brilho especial na 1° Mostra Norte Delas de Cinema! Hoje, 4 de abril, a programação está daquele jeito: uma tarde de curtas que são um aperitivo delicioso, um debate cabeça sobre financiamento, e para fechar a noite com emoção, a telona vai levar o público em um mergulho pela jornada inspiradora de “Peregrina”.
A programação em Rio Branco começa às 14h, no Cine Teatro Recreio que vai virar um set de ideias com a roda de conversa “Financiamento do Audiovisual: Como Fortalecer a Produção Local?”. O bate-papo reunirá importantes nomes do cenário audiovisual acreano e representantes de instituições de fomento para debater os mecanismos que impulsionam o cinema na região.
Entre as convidadas especiais confirmadas estão: Cecilia Monteiro (Celestina Produções), Isabelle Amsterdam (Palmácea Filmes), Alcinethe Damasceno (Cirandacre), Rose Farias (Banzeiro Filmes), Karla Martins (Eita Pau Produções), que fará a mediação, Elane Cristine (FEM), Camila Cabeça (MNU), Janielly Sousa (FGB) e Christiane Garcia (diretora de “Enquanto o Céu Não Me Espera”).
A roda de conversa abordará temas cruciais para o desenvolvimento do setor, como a Lei Paulo Gustavo (LPG) e a Política Aldir Blanc, os editais da ANCINE e do Fundo Setorial, as possibilidades de fundos internacionais e coproduções, e a discussão sobre a criação de mecanismos regionais sustentáveis para o audiovisual.
A participação é gratuita e não requer inscrição prévia, sendo uma oportunidade imperdível para realizadores, estudantes, produtores e todos os interessados em construir um audiovisual mais forte no Acre.
Exibições dos curtas
Depois desse papo que promete dar muitos takes, às 17h, o público desfrutará da Sessão de Curta III, com um mix de histórias e olhares que só o cinema feminino do Norte tem.
A programação da tarde inclui obras que exploram diferentes narrativas e olhares: “Mercado de Histórias” (direção Alcineide Damasceno), “Ventre Afluente” (direção Laryssa Gaynett), “Rami Rami Kirani” (direção Mawapãi Huni Kuin e Luciana Huni Kuin), “Vou Rezando e Vou Cantando” (direção Katiúscia Miranda) e “Cabeça de Cabaça” (direção Keila Sankofa).
Reconhecimento
E a emoção não para por aí! A Mostra Norte Delas de Cinema preparou um momento de puro reconhecimento para celebrar a força e o legado de três mulheres incríveis que moldaram a identidade cultural e de gênero do nosso Acre: Nilda Dantas, Concita Maia e Ângela Mendes.
A homenagem especial antecede a exibição de “Peregrina”, promovendo um instante para aplaudir, reconhecer e honrar as trajetórias inspiradoras das homenageadas da noite.

Peregrina
E para coroar a noite, às 19h, a telona do Cine Teatro Recreio se iluminará com a exibição do longa-metragem “Peregrina”, dirigido por Juliana Machado. O documentário conduz o espectador pela vida de Peregrina Gomes Serra, esposa do Mestre Irineu, que assumiu a liderança do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal – Alto Santo – após sua passagem. Através de relatos emocionantes de familiares e amigas, o filme revela a dedicação de Madrinha Peregrina em preservar os ensinamentos da doutrina do Daime e cuidar de seus discípulos.
A I Mostra Norte Delas de Cinema é viabilizada por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), do governo do Acre e da Fundação Elias Mansour (FEM). A produção do evento leva a assinatura da Palmácea Filmes, integrante da Seiva Colab Amazônica, coletivo de mulheres produtoras que coproduz a mostra com o objetivo de fortalecer e divulgar o audiovisual feminino na Amazônia.