Os indígenas que tentarão um ingresso nas vagas da Universidade Federal do Acre (Ufac) devem ficar atentos. É que a Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou os locais de prova e as orientações gerais do processo seletivo específico para ingresso destes estudantes nos cursos de graduação referentes aos 1º e 2º semestres letivos de 2025.
O edital foi anunciado em março deste ano, e busca ampliar o acesso de candidatos indígenas ao ensino superior, oferecendo 48 vagas, sendo uma para cada curso e até duas para cursos de dupla entrada. Além disso, a universidade garante o atendimento especial para candidatos que necessitem, mediante solicitação no ato da inscrição, acompanhada de laudo médico atualizado.
As provas serão aplicadas no domingo, 27, com início às 8 horas e término às 13 horas. O processo seletivo será composto por uma prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha baseadas no conteúdo do Ensino Médio, e uma prova de redação em Língua Portuguesa.
Os candidatos deverão chegar com antecedência, pois não será permitida a entrada após as 8 horas. Para realizar a prova, é obrigatório portar documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH com foto, entre outros listados no edital. Além disso, o candidato deverá permanecer na sala de prova por, no mínimo, uma hora após o início da aplicação. O tempo total para a realização das provas é de cinco horas, incluindo o preenchimento do cartão de respostas e a transcrição da redação para a folha definitiva.
Leia o edital completo: