Por Pablo Angelim Hall
Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia publicado uma resolução proibindo a comercialização de todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint.
E, nesta semana, a agência suspendeu a própria proibição, em razão de um recurso interposto pela empresa.
A proibição havia sido motivada pelas reclamações de consumidores que relataram reações adversas ao utilizarem o produto, como inflamações na língua e na gengiva.
O Creme Dental Colgate Total Clean Mint é um lançamento da Colgate, que substitui a linha Total 12.
Infelizmente, ainda não se sabe se a permissão de venda será temporária ou definitiva, mas hoje é plenamente possível encontrar o produto nos supermercados e drogarias.
Esse assunto ainda vai dar o que falar. Sobretudo, porque a Colgate é uma multinacional que parece não querer acreditar nas queixas expostas por seus consumidores.
De acordo com a Anvisa, as causas das reações relatadas pelos consumidores podem estar ligadas à presença de fluoreto de estanho na fórmula do produto, que é um composto químico muito utilizado pela indústria.
Geralmente, o fluoreto de estanho está presente em produtos que são indicados para prevenir cáries e fortalecer o esmalte dos dentes.
Portanto, se você utilizou o produto e percebeu algum tipo de evento indesejado, a Anvisa disponibilizou um canal de atendimento em seu site oficial, para que os consumidores possam relatar os problemas.
Se os problemas persistirem, a Anvisa recomenda que os consumidores busquem a orientação de um profissional da saúde.
Em nota, a Colgate diz que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes.
A Colgate também disponibilizou um canal de atendimento aos consumidores em seu site.
A gente torce para que a Anvisa e a Colgate cheguem a um denominador comum.
Que maiores prejuízos sejam evitados à saúde dos consumidores.
Que todos tenham um excelente dia de trabalho!