Um homem com as iniciais R.C.F., de 52 anos, foi preso na segunda-feira, 28, no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco, em decorrência de uma condenação por estupro de vulnerável e favorecimento à prostituição de adolescente. O mandado de prisão foi cumprido pela Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV).
Conforme a Polícia Civil, o crime hediondo teve como vítima uma menina de apenas 13 anos, que possuía parentesco com homem, que é tio de sua mãe. A investigação policial revelou que o agressor a obrigava a manter relações sexuais com ele, oferecendo em troca presentes e dinheiro.
A sórdida situação veio à tona quando a mãe da vítima atendeu uma ligação no celular da filha. Do outro lado da linha, estava R.C.F., combinando um encontro para manterem relações sexuais e prometendo quantias em dinheiro à adolescente.
Diante da revelação, a mãe foi até a Delegacia DECAV para denunciar o crime. Em um relato, a genitora informou às autoridades que também havia sido vítima de abuso sexual por parte do mesmo indivíduo durante sua própria infância.
Após o trâmite judicial e a interposição de diversos recursos pela defesa, a Justiça proferiu a sentença em janeiro de 2025. O homem foi considerado culpado pelos crimes de estupro de vulnerável e favorecimento à prostituição de adolescente, sendo condenado a uma pena de 14 anos e 4 meses de reclusão em regime inicialmente fechado.
Com o mandado de prisão expedido, a equipe de investigação da DECAV intensificou as buscas, culminando na captura do condenado no início desta semana.