Marcos Vinicius Bassanin Santos, de 21 anos, natural de Rio Branco (AC), foi morto na tarde desta quarta-feira (16) durante um confronto com a Polícia Militar do Peru, na comunidade de San Bernardo, região de Puerto Maldonado. Além dele, dois cidadãos bolivianos também morreram na ação.
De acordo com informações preliminares, o tiroteio ocorreu a cerca de 1,5 km do desvio da rodovia Interoceânica, em um ramal que dá acesso à área de Águas Negras. Após o confronto, quatro pessoas foram presas e levadas para a sede da Unidade de Serviços Especiais (USE) de Puerto Maldonado, onde permanecem sob custódia.
Marcos Vinicius foi atingido por disparos no peito e na cabeça. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao necrotério do Hospital Santa Rosa, em Maldonado, para os procedimentos legais.
As investigações continuam sob responsabilidade das autoridades peruanas. Familiares do acreano buscam apoio para realizar o translado do corpo para o Brasil, mas, até o momento, a liberação ainda não foi autorizada.