A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 9, a Operação Renitência, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas e a lavagem de capitais. A ação contou com apoio Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON) da Secretaria de Segurança Pública do Acre.
Conforme a polícia, as investigações tiveram início a partir de prisão em flagrante ocorrida em dezembro de 2023 e revelaram a atuação estruturada de um grupo criminoso com ramificação interestadual. Conforme os levantamentos, a organização criminosa importou drogas (cocaína) do Peru e Bolívia, que depois foram remetidas para outros estados da federação, notadamente Santa Catarina.
Cerca de 80 policiais federais e das forças estaduais foram mobilizados para dar cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos municípios acreanos de Assis Brasil, Brasiléia, e Rio Branco. Além das cidades de Palhoça (SC) e São José (SC).
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que vierem a ser identificados no curso das investigações.