Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado quer criar CPI das bets no Acre para apurar possíveis manipulações em partidas de futebol

Deputado quer criar CPI das bets no Acre para apurar possíveis manipulações em partidas de futebol

Foto: Juan Diaz

O deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade) anunciou, nesta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a intenção de criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar se há manipulações de resultados de partidas de futebol locais para beneficiar apostadores das plataformas conhecidas como bets.

O anúncio se deu após uma megaoperação policial, deflagrada nos estados de Goiás, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Pernambuco, para investigar a prática fraudulenta contra o esporte mais popular do país.

“Ultimamente, o que nós temos visto no Brasil e no mundo é um envolvimento de parte de dirigentes de clubes, de jogadores e de árbitros na manipulação de resultados dos jogos. E o que a gente quer é que isso não chegue a essas proporções no futebol do Acre, que já é capenga”, declarou o parlamentar, À GAZETA.

“É uma coisa que está se tornando constante no Brasil, e aí a gente precisa ter esse cuidado com o futebol acreano. Então a CPI é para levantar essas possíveis informações para ver se já está havendo essa contaminação por aqui”, continuou o deputado, que tem o esporte como uma de suas bandeiras de atuação parlamentar.

Ele aproveitou a oportunidade para criticar empresários do futebol de outros estados que vêm ao Acre para usufruir dos recursos locais destinados ao esporte. “Fazem seus contratos com os clubes acreanos, trazem o trem da alegria, que são os jogadores de fora, e não aproveitam a prata da casa. Aqui não fica nada. Aí quando termina o campeonato eles vão embora e levam boa parte dos recursos e sequer deixam uma parte para, por exemplo, criar uma escolinha de futebol no clube, uma categoria de base”, disparou Fernandes.

Ele deixou claro que a crítica não é generalizada e afirmou, ainda, não ser contra empresários do esporte que investem no Acre. “Pelo contrário. Nós precisamos disso”, prossegue o parlamentar.

Para sair do papel, a CPI, que será protocolada na semana que vem, precisa de pelo menos oito assinaturas. O deputado garante que já possui o quantitativo e acredita que a comissão será instalada com sucesso.

“Penso que o futebol não é só jogar futebol. Ele é uma casa de oportunidades para quem quer crescer na vida, para quem quer ter qualidade de vida, para quem quer ter conhecimento”, finaliza Fernandes.

Sair da versão mobile