O partido Progressistas realizou, na noite desta sexta-feira, 11, em sua sede, o ato Conectados com Mailza, que visa celebrar, por meio da vice-governadora Mailza Assis (filiada à sigla), a atuação feminina na política.
Na prática, no entanto, segundo fontes internas da legenda, o evento serviu como uma demonstração de apoio do partido à pré-candidatura dela ao governo do Acre nas eleições estaduais do ano que vem.
Participaram do ato deputados estaduais da base, deputados federais, prefeitos e vereadores da sigla, secretários de estado, cargos comissionados do governo, militantes do partido e apoiadores da vice-governadora.
Chamou a atenção a ausência do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Junior (PP), que tem feito importantes movimentações com vistas a se projetar para a disputa em 2026.

Mailza explicou que o ato trata-se de um acontecimento corriqueiro do partido, realizado sempre nos meses de março, em alusão ao Dia da Mulher, mas que, neste ano, ocorreu, de forma extraordinária, em abril.
“O nosso partido tem um forte movimento em prol do espaço da mulher na política. E isso é uma prova de que a gente conquista os espaços movimentando, unindo forças e, acima de tudo, demonstrando trabalho”, disse.
Questionada sobre a direita estar dividida no Acre por conta das eleições do ano que vem, que tem como possíveis candidatos o senador Alan Rick (União Brasil), o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) e a própria Mailza, a vice-governadora disse que “todo mundo” tem a liberdade e o direito de se lançar para a disputa.

“Aqui nós estamos fazendo a nossa missão, o nosso compromisso, o trabalho acima de tudo. E essa é a ferramenta que nós temos para fazer tudo isso. As possibilidades são diversas. Mas o meu caminho está aqui, é esse que eu estou trilhando junto ao meu partido e com o nosso governo sob a liderança do Gladson, buscando o melhor possível para o nosso estado. Mas estou aberta a qualquer conversa”, pontuou.
A programação incluiu ainda palestra com Renata Costa, especialista em programação neurolinguística (NLP Master Trainer), que falou sobre o protagonismo feminino na política e na liderança pública.
Mailza deve assumir o governo com a possível saída de Gladson para disputar o Senado em 2026, o que, na avaliação do partido, fortalece sua pré-candidatura e a credencia para a disputa.
O vice-presidente da legenda, Lívio Veras, comentou a união do Progressistas em torno de Mailza: “Esse partido coeso, com um governador, uma vice-governadora, 14 prefeitos, quatro vice-prefeitos e 69 vereadores estarão unidos em busca de dias melhores para o nosso estado”.