Grupos de direita se reunirão neste domingo, 6, no Afa Jardim, para pedir anistia para o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros quatro crimes.
O evento está marcado para as 9h e é aberto ao público. Além de Bolsonaro, os manifestantes pedirão o perdão da Justiça aos criminosos que invadiram e depredaram a sede dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, em protesto contra a vitória do presidente Lula (PT) nas eleições realizadas no ano anterior.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR) e Polícia Federal (PF), os atos antidemocráticos daquele ano foram estrategicamente arquitetados e incentivados por Bolsonaro e aliados para criar um clima de caos na capital federal e justificar a intervenção das forças armadas.
Além de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Bolsonaro responde pelos crimes de organização criminosa armada; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
O evento havia sido marcado, inicialmente, para o dia 16 de março, porém, em virtude da alagação do Rio Branco, foi adiado para este fim de semana.