Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Roberto Duarte diz que o partido mais seguro para Alan Rick disputar o governo é o Republicanos

Roberto Duarte diz que o partido mais seguro para Alan Rick disputar o governo é o Republicanos

Foto: Reprodução/Arquivo

O deputado federal Roberto Duarte afirmou, com exclusividade À GAZETA, que seu partido, o Republicanos, é o mais seguro para o senador Alan Rick (União Brasil) disputar o governo do Acre no ano que vem.

Na quarta-feira, 23, os presidentes nacionais do Progressistas e do União Brasil confirmaram a fusão das duas legendas em uma federação, o que pode impactar os planos de Rick de se lançar na disputa pela sua atual sigla.

Isso porque, nos estados, a federação será chefiada pelos governadores filiados às agremiações, ou seja, no Acre, os dois partidos passarão a ser comandados por Gladson Camelí (PP), que rompeu com o senador no início deste ano e aposta na candidatura ao governo da sua atual vice e colega de legenda Mailza Assis.

“Hoje, o partido mais seguro, mais coeso e mais fechado com a candidatura do Alan Rick para 2026 é o Republicanos – e assim se manterá”, disse Duarte, ao ser questionado pela reportagem se a sigla estaria de portas abertas para o senador, caso este opte por deixar o União Brasil diante da possibilidade de ser rifado.

“O Republicanos sempre esteve de portas abertas para o senador Alan Rick e sempre estará de portas abertas para ele concorrer ao cargo de governador ou ao que ele quiser. Nós fomos o primeiro partido a declarar apoio à candidatura dele ao governo do Estado”, completa o deputado, que tem aliança de longa data com o senador.

Despontado das urnas, em 2024, como a sexta maior força política do Brasil e o segundo maior partido do Acre, o Republicanos já está formando suas chapas de deputados estaduais e federais no estado, informou Duarte.

O parlamentar federal fez questão de ressaltar que todos os possíveis candidatos pela sigla já estão cientes de que o nome apoiado pelo Republicanos ao governo será Alan Rick. “Só Deus pode tirar essa decisão da gente”.

Além do Republicanos, o senador tem sido cortejado pelo Novo, do deputado estadual Emerson Jarude, e pela ala que, atualmente, comanda o MDB no estado. A reportagem procurou Rick para conversar sobre seu futuro político, caso tenha de deixar o União Brasil, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Sair da versão mobile