O vereador Samir Bestene (Progressistas) usou a tribuna da Câmara de Rio Branco na manhã desta terça-feira, 1°, para defender amplo debate sobre a possível transferência do Centro Pop para o Conjunto Castelo Branco, na região da Baixada da Sobral.
Atualmente, a entidade que cuida de pessoas em situação de rua está situada no Centro da cidade, porém, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), o prédio está danificado e não suporta mais os serviços ali ofertados.
Além disso, a prefeitura atende, com a transferência, a uma reclamação relacionada à segurança pública na região central da cidade, uma vez que comerciantes têm denunciado hostilidades supostamente praticadas pelos moradores em situação de rua que transitam pelo entorno do Centro Pop.
A mudança de endereço tem gerado polêmica, pois moradores da Sobral são contrários à transferência do órgão para o bairro, por temerem aumento da criminalidade. “O pessoal lá fez abaixo assinado”, lembrou Bestene. “As pessoas estão preocupadas com o que pode acontecer nessa região”.
O vereador aproveitou a ocasião para criticar “desvirtuamento” das funções do Centro Pop, que, segundo Bestene, tem deixado de tratar o alcoolismo e a drogadição das pessoas em situação de rua para cuidar apenas da alimentação deles.
“Não podemos jogar esse debate para debaixo do tapete. O Centro Pop tem sua importância, mas se desvirtuou. É preciso um debate amplo sobre isso, envolvendo não só a Sasdh, mas também os órgãos de segurança pública”, defendeu o parlamentar, que vai convidar o titular da Assistência Social, João Marcos Luz, para comentar o assunto na tribuna do parlamento municipal.