O vereador Samir Bestene (Progressistas) voltou a pedir à prefeitura de Rio Branco a criação de uma guarda municipal para reforçar a segurança pública na capital, sobretudo no Centro da cidade, onde, segundo o parlamentar, há intensas reclamações sobre roubos e furtos.
Nesta terça-feira, 22, na tribuna da Câmara, ele informou que irá solicitar uma audiência pública, com a participação das forças de segurança, para debater a necessidade da guarda.
O pedido foi reforçado após a prefeitura de Porto Velho, no estado vizinho de Rondônia, anunciar que avalia a implementação da sua própria força de segurança, após ondas de violência na cidade.
“O Centro da nossa Rio Branco está passando por uma problemática grave. Conheci um comerciante que teve seu empreendimento roubado 10 vezes em apenas uma semana. Hoje, o Centro está tomado pelos pequenos furtos e nós não estamos conseguindo solucionar esse problema”, afirmou Bestene.
Segundo o parlamentar, a Polícia Militar (PM) não tem conseguido dar conta, sozinha, do problema. Ele defendeu, ainda, a alocação de emendas parlamentares para facilitar a criação da guarda na capital acreana.