Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seinfra vai usar verbas restantes do Asfalta Rio Branco em novo programa de pavimentação

Seinfra vai usar verbas restantes do Asfalta Rio Branco em novo programa de pavimentação

Foto: Prefeitura de Rio Branco

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) de Rio Branco, Cid Ferreira, afirmou que a prefeitura irá lançar um novo programa de pavimentação para substituir o Asfalta Rio Branco, descontinuado nesta semana pela gestão, dois meses antes da conclusão dos contratos.

Dos R$ 190 milhões previstos para o programa, sobraram R$ 40 milhões, que serão usados na nova política de recapeamento asfáltico, ainda sem nome.

Ferreira informou que um novo processo de licitação será elaborado para a aplicação do saldo remanescente do Asfalta Rio Branco para “atender o que for possível”. Entre as ações previstas no novo programa estão tapa-buraco, drenagem, meio-fio e pavimentação.

O cancelamento do Asfalta Rio Branco gerou críticas da oposição. Na Câmara dos Vereadores, André Kamai (PT), Eber Machado, Fábio Araújo e Neném Almeida (MDB) vestiram preto e usaram óculos escuros na sessão desta quinta, 3, em sinal de luto pelo fim do programa.

Eles defendem a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o cancelamento da ação.

O programa Asfalta Rio Branco foi lançado pelo prefeito Tião Bocalom em janeiro de 2024, com a promessa de pavimentar pelo menos 100 km de ruas, com prioridade para as vias de maior fluxo.

Sair da versão mobile