O site da Câmara de Rio Branco está há 64 dias desatualizado de informações sobre as atividades parlamentares. A última notícia foi publicada no portal no dia 4 de fevereiro e dá conta da sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da atual legislatura.
De lá pra cá, vários projetos de leis e requerimentos foram votados, dezenas de discursos foram proferidos, audiências públicas e tribunas populares foram realizadas e nada foi noticiado no site da Casa. Nos destaques da página, ainda há notícia da legislatura passada.
A reportagem apurou que, atualmente, a Câmara não dispõe de jornalistas em seus quadros para desenvolver o trabalho de divulgação das ações legislativas. A profissional de comunicação que atuava na Casa até o ano passado, como cargo de confiança, deixou o órgão após a mudança de legislatura e ainda não foi substituída.
Insatisfeitos com a situação, os vereadores Samir Bestene (PP), João Paulo Silva (Podemos) e André Kamai (PT) deram um puxão de orelha no presidente da Casa, Joabe Lira (União Brasil).
“Fica, novamente, o pedido para que a gente possa atualizar o site oficial da Câmara, até porque muitos não conseguem acompanhar a sessão e é lá onde eles têm acesso a todos os nossos discursos, às pautas que levantamos e aos projetos de lei que nós defendemos”, disparou Bestene, em seu discurso.
João Paulo Silva apoiou o colega. “O que o Samir coloca é importante. Às vezes fica parecendo, fica sendo vendido lá fora, que a gente só viaja e tem carro de luxo. Eu acho que quando atualiza o site, demonstra que nós trabalhamos todos os dias. O papel do vereador vai além de estar aqui na bancada discutindo a cidade. Então a gente precisa de fato mostrar o que a gente constrói todos os dias nos nossos mandatos”.
Por fim, kamai se somou aos pares e afirmou ser fundamental a Casa ter um site atualizado “para que a gente tenha a divulgação do nosso trabalho e a transparência das nossas ações. Isso tudo é muito importante”.
Após ser questionado pelos colegas, o presidente Joabe Lira reconheceu o problema e afirmou que a questão será resolvida ainda nesta semana.