A vice-governadora do Acre Mailza Assis, do Progressistas, saiu fortalecida após o lançamento oficial da federação do seu partido com o União Brasil, realizado nesta terça-feira, 29, em Brasília.
Durante o evento, ela foi anunciada pelo governador Gladson Cameli, também do PP, como pré-candidata ao governo do Acre em 2026 pela aliança recém-formada.
O anúncio foi feito na presença da mais alta cúpula das duas siglas, servindo, portanto, como demarcação de território para a sucessão da atual administração.
Vale lembrar que, no Acre, a federação será presidida por Cameli, que está autorizado, pela aliança, a conduzir o processo eleitoral do ano que vem.
No evento, Mailza ganhou a bênção do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, com quem posou para fotos. Nas imagens, ela também aparece ao lado do dirigente do UB, Antônio Rueda.
“Estou pronta para contribuir com esse novo tempo com trabalho, sensibilidade e muita coragem. Como vice-governadora, mãe e mulher pública, acredito que a política precisa unir firmeza e empatia, e essa federação nasce com um compromisso: modernizar o estado, cuidar das pessoas e construir um país mais justo”, declarou.
Recados
O anúncio da pré-candidatura de Mailza passa um recado direto ao presidente do União no Acre, senador Alan Rick, que também é pré-candidato ao governo e lidera as pesquisas de intenção de voto.
O parlamentar federal rompeu com Gladson Camelí no início deste ano, após ver exonerados da gestão estadual sua mãe, irmã e dois amigos.
Para manter sua pré-candidatura, ele terá de negociar com as direções nacionais da federação ou mudar de partido. Atualmente, o senador vem sendo cortejado pelo MDB, Novo e PSDB.
A menção, no evento, à pré-candidatura da vice-governadora também passa um recado para o próprio PP de que, pelo menos por enquanto, a bola é de Mailza.
Isso porque, segundo informações, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Junior, filiado à sigla, também trabalha para se projetar para a disputa em 2026.