A estudante de enfermagem Joyce Silva, de 41 anos, afirma que é filha do cantor Amado Batista, de 74, e busca na Justiça a realização de um teste para comprovar a paternidade do artista. A mulher já fez um exame no passado, que deu negativo, mas busca a contraprova pois alega que a primeira análise foi feita “sem as condições adequadas”.
Joyce mora na cidade de Balneário Arroio do Silva (SC). Sua mãe, Gilmara, teria vivido um relacionamento íntimo com Amado Batista em 1983, em Porto Alegre (RS). Atualmente, o cantor é pai de quatro filhos, dois deles foram reconhecidos apenas após exames de paternidade.
Caso na Justiça
O caso foi revelado em reportagem exibida no Domingo Espetacular, da Record. Joyce entrou na Justiça em outubro de 2023 pedindo a realização do DNA e Amado Batista concordou em fazer o teste, mas o resultado deu negativo.
Ela contesta, no entanto, e afirma que o exame foi feito sem as condições adequadas. “Não tinha EPIs [equipamento de proteção individual], tinha muita gente dentro da sala, ele ficou numa sala privada com os representantes que iriam analisar o DNA”, disse.
A Justiça do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo exame, mas a família não conseguiu contato com Amado Batista. O advogado do cantor nega qualquer irregularidade. “A coleta foi feita junto com todas as partes e ficou comprovado que ela não tem vínculo com o Amado”, disse Maurício Vieira de Carvalho, que negou também que tenha sido notificado sobre um novo teste.
Saúde da filha
Joyce é mãe de Iago e Emily, que têm 16 anos. A filha nasceu com uma mutação genética que aumenta os riscos de desenvolver câncer, chamada síndrome de Li-Fraumeni. Além disso, ela também teve paralisia cerebral, desenvolveu crises convulsivas e teve meningite bacteriana. Ela é acompanhada por médicos de Porto Alegre.
Segundo a família, o mapeamento genético de Joyce é importante justamente para identificar a origem da síndrome. Segundo a estudante, ela precisa descobrir quem é o verdadeiro pai para que a equipe médica ajude a realizar um tratamento mais adequado para a filha após a comparação do genoma.
Suposto relacionamento
A mãe de Joyce, Gilmara, garantiu na entrevista que teve uma relação íntima com Amado Batista. “Tudo que eu falei é realmente verdade, eu realmente tive um caso com ele”. Em 1983, a mulher visitou uma rádio localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde conheceu o artista.
“Eu me lembro como se fosse hoje. A gente desceu o elevador, ele agarrou na minha mão, a gente foi conversando de mão dadas até uma lancheria. Conversa vai, conversa vem, ele com aquele jeito meigo dele, a gente teve um relacionamento e depois nunca mais”, explicou.
Pouco tempo depois, Gilmara descobriu a gravidez. Ela chegou a fazer um teste de DNA do namorado na época, que deu incompatível.
Por: Metrópoles