Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Encerramento da 23ª Semana Nacional de Museus tem cosplay, cultura nerd e homenagem a João Donato em Rio Branco

Encerramento da 23ª Semana Nacional de Museus tem cosplay, cultura nerd e homenagem a João Donato em Rio Branco

Foto: Lucas Dutra/FEM

A 23ª Semana Nacional de Museus será encerrada neste domingo, 18, no Museu dos Povos Acreanos (MPA), em Rio Branco, com uma programação totalmente integrada ao tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Estão previstas a realização da Feira Cultural Nerd + Ocupação Cultural Rock e Universo Geek, o Campeonato de Cosplay, a Arena Swordplay e o show da banda Retrorock, com clássicos do rock nacional, a partir das 15h.

Esta edição do evento deixará sua marca nas paredes do MPA, com um painel produzido pelo Coletivo de Culturas Urbanas TRZ Crew, em homenagem póstuma ao músico e compositor acreano João Donato, em uma das paredes do Átrio Catraia.

Há 22 anos à frente do TRZ Crew, o grafiteiro José Alberto Costa, o JR TRZ, usa o grafite para expressar a identidade amazônica e compartilha a alegria de participar dessa ação dentro do MPA.

Encerramento da 23ª Semana Nacional de Museus tem cosplay, cultura nerd e homenagem a João Donato em Rio Branco
Integrantes do Coletivo de Culturas Urbanas TRZ Crew fizeram homenagem ao músico, compositor e arranjador acreano, João Donato, em painel de grafite no Átrio Catraia. Foto: Lucas Dutra/FEM
“Estamos há dois anos tentando realizar essa homenagem a João Donato, por isso, quando soubemos que o objetivo da 23ª Semana Nacional de Museus era atrair a juventude, tivemos a certeza de que seríamos acolhidos. É uma forma de trazermos a arte urbana para dentro do museu, e está sendo muito gratificante para todo o coletivo.”

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, agradeceu o empenho das equipes dos museus de Rio Branco e de Xapuri, que realizaram uma semana com muitas atividades no MPA, no Museu da Borracha e no Museu Xapury.

“Para quem não conseguiu participar durante a semana, ainda teremos este domingo com muitas atrações. Nossa equipe empenhou-se em garantir a participação dos jovens em todas as atividades, e isso é muito gratificante, porque torna os espaços de memória muito mais funcionais, atingindo uma maior diversidade”, enfatizou Kinpara.

PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO (a partir das 15h)

Feira Cultural Nerd + Ocupação Cultural Rock e Universo Geek

Show da banda Retrorock

Ocupações de apresentações geek

Campeonato de Cosplay

Arena Swordplay

Sair da versão mobile