Com o objetivo de fortalecer e impulsionar a produção artesanal feminina, a Rede de Mulheres Artesãs do Acre (REMAAC) está promovendo uma oficina de confecção de artesanato com miçangas nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Rio Branco. A ação faz parte de um projeto financiado pelo Fundo ELAS e será realizada em parceria com o Centro de Convivência e Cultura: Arte de Ser, no Parque Capitão Ciríaco, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas diretamente no parque.
Segundo a organizadora, Patrícia Helena, o objetivo central da rede é lançar oficialmente a REMMAC como um movimento coletivo que acolha mulheres artesãs não apenas da capital, mas de diversos municípios acreanos. A iniciativa pretende ampliar a divulgação e comercialização das produções manuais, incentivando o empreendedorismo feminino e o intercâmbio de saberes.
“Nos convidamos as mulheres para produzir, nós iremos produzir uma coleção, nos vamos lançar essa rede e atrair outras mulheres artesãs pra participar, divulgar seus trabalhos, vender sua arte e fazer esse movimento”, comenta.
A oficina de representa um marco estratégico para atrair novas participante a e consolidar o trabalho desenvolvido. A atividade contará com a presença de artesãs como Lia Lopes, Zenaide Parteira e Samē Huni Kuī.
Na capacitação serão ensinadas técnicas como:
– Montagem de peças com miçangas (básico e avançado);
– Combinação de cores e materiais;
– Criação de acessórios personalizados.
Ver essa foto no Instagram