Durante a abertura da GCF Task Force nesta sexta-feira, 23, realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac), o governador do Acre, Gladson Camelí, destacou a importância da união dos estados e países que compõem a Amazônia na construção de propostas concretas para a Conferência do Clima, a COP30.
Camelí enfatizou que encontros como este são fundamentais para alinhar estratégias e fortalecer o compromisso coletivo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. “Estamos aqui para debater e demonstrar mais união. Precisamos chegar preparados para a COP30 com projetos viáveis, que possam ser colocados em prática imediatamente. O tempo é nosso maior adversário”, afirmou.
O governador também revelou que, na reunião prévia entre os governadores presentes, ficou evidente que os desafios enfrentados pelos países amazônicos são muito semelhantes. “Reafirmamos nosso compromisso de união. Temos que chegar com uma pauta positiva na COP30 e sair de lá com resultados. A população não pode mais esperar e o planeta não pode parar”, ressaltou, citando a participação de representantes do Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.
Camelí destacou ainda a importância da presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no evento. “É primordial. Marina representa o poder executivo nacional e é uma liderança incontestável na pauta ambiental. O Acre se orgulha de ser referência, em parte, graças à sua trajetória. É hora de colocar a Amazônia e seus 30 milhões de habitantes em primeiro lugar”, concluiu.