A Prefeitura de Rio Branco está intensificando a busca ativa por adolescentes que ainda não se vacinaram contra o Papilomavírus Humano (HPV). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cerca de 15 mil jovens com idades entre 15 e 19 anos ainda não receberam a vacina na capital acreana.
A campanha tem como foco dois grupos: meninos e meninas de 9 a 14 anos, faixa etária ideal para aplicação da vacina, e adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. A vacinação está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.
A mobilização visa aumentar a cobertura vacinal e proteger os adolescentes contra doenças graves, como câncer do colo do útero, de garganta, nas regiões íntimas e verrugas genitais, provocadas pelo HPV.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, reforça a importância da imunização. “Estamos falando de prevenir o câncer, de salvar vidas e de garantir um futuro mais saudável para nossos filhos, netos e para toda a comunidade. Vamos vacinar nossos jovens!”, declarou.