Dos 23.666 eleitores faltosos nos últimos três pleitos no Acre, apenas 585, um percentual de 2.47%, se regularizaram, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados nesta segunda-feira, 12, às 6h18.
Ainda segundo o TSE, 91 títulos de eleitores do Acre já estão cancelados. Mesmo assim, 22.897 ainda precisam se regularizar.
Mais de 5 milhões de eleitores de todo país ainda têm pendências na Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado depois de 19 de maio.
Desde o dia 7 de março, 111.112 pessoas procuraram a Justiça Eleitoral e regularizaram o título. Até o dia 19 de maio, a eleitora ou o eleitor faltoso deverá regularizar sua situação.
Considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta, tampouco tenha pagado a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.
Conforme o Código Eleitoral, o eleitor está sujeito a alguns impedimentos enquanto não regularize a situação na Justiça Eleitoral. Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.