O mês de abril encerrou com um volume de chuvas muito acima da média em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, choveu 357,8 milímetros, quando o esperado para o período era de 197 mm — o que representa um aumento de aproximadamente 82% em relação à média histórica.
“Choveu muito, muito acima do esperado. Praticamente dobrou o que se espera para abril”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão. Ele destacou que este foi, com certeza, o abril mais chuvoso dos últimos cinco anos. “E pode ser também o mais chuvoso da última década. Estamos comparando os dados para confirmar.”
De acordo com Falcão, a anomalia pode estar relacionada ao enfraquecimento ou até mesmo à ausência do fenômeno La Niña em março, o que interferiu diretamente nas condições climáticas de abril.
A previsão para maio é de 103 a 104 mm de chuva. Falcão alerta que o cenário atual é de neutralidade climática, ou seja, sem influência ativa dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que pode levar a variações imprevisíveis nas chuvas.
A Defesa Civil segue monitorando a situação com apoio de institutos de meteorologia nacionais, especialmente para se preparar para o período de estiagem que se aproxima. “Sabemos que teremos seca, mas ainda não é possível dizer se será igual, mais branda ou mais intensa que a de 2024”, pontuou Falcão.